Dando início ao processo de reformulação do sistema de governança da Associação Brasileira de Quadribol, estamos abrindo candidatura para Membro Honorário ABRQ.

Definição

O órgão máximo da governança da ABRQ é a Assembléia Geral. Até o momento, apenas Delegados de Equipes e Diretores Executivos possuíam voz na AG, mas pessoas que não fossem parte de nenhuma equipe ou não tivessem um cargo na diretora não tinham uma maneira formal de contribuir com a associação. O cargo de Membro Honorário serve para preencher esta lacuna.

O Membro Honorário é, portanto, alguém interessado a contribuir para o desenvolvimento do quadribol no Brasil, mesmo que esse alguém não seja vinculado a uma equipe ou não possua tempo para se dedicar a um cargo administrativo ou deliberativo. Ao contrário dos Delegados, o Membro Honorário não representa os interesses de uma equipe ou grupo, mas contribui com seu conhecimento e experiência no quadribol ou em demais assuntos pertinentes.

O cargo é voluntário e pro bono, mandato de 4 anos (com possibilidade de reeleição) e não possui limite máximo de membros.

Direitos e Deveres

Membros Honorários podem participar de Reuniões Gerais, compor comissões ou integrar o Conselho Fiscal. Após seis meses como Membro Honorário, também é possível se candidatar ao Conselho Administrativo.

Membros Honorários possuem voz na Assembléia Geral, porém não possuem direito a voto, tendo sua participação caráter consultivo, e não deliberativo. A presença nas Assembleias Gerais é obrigatória (sempre realizadas via online e marcadas com no mínimo 30 dias de antecedência).

Delegados, Conselheiros e Diretores podem acumular o cargo de Membro Honorário e vice-versa, porém os direitos e deveres dos demais cargos se sobrepõem aos direitos e deveres de um Membro Honorário.

Requisitos

Para se candidatar a Membro Honorário ABRQ é preciso:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter acesso a meios de comunicação online (especialmente e-mail, Facebook, WhatsApp e Discord);
  • Ter disponibilidade para participar das reuniões (agendadas com antecedência);
  • Ser capaz de se comunicar em português via oral e por escrito.

Ter experiência com o quadribol, apesar de ser recomendado, não é obrigatório. Pessoas com conhecimentos específicos, como Gestão Esportiva, por exemplo, mesmo que novas no quadribol, são bem vindas.

Procedimento de Candidatura

Os interessados em concorrer a Membro Honorário devem:

  1. Enviar e-mail com o assunto Candidatura Membro Honorário para contato.abrq@gmail.com até as 23h59 do dia 27/11/2017 explicando os motivos para querer ser um Membro Honorário ABRQ e de que forma você poderá contribuir para o desenvolvimento do esporte (importante informar também o link de seu perfil em uma rede social);
  2. Estes e-mails serão compilados e encaminhados aos times no dia 28/11/2017;
  3. Entre os dias 28/11/2017 e 03/12/2017 os times votarão se aprovam ou não cada um dos candidatos (não há limite de vagas);
  4. Os candidatos com aprovação da maioria simples estarão aprovados;
  5. O resultado final será divulgado dia 04/12/2017 via e-mail e pelas nossas mídias sociais.

Dúvidas

Qualquer dúvida basta enviar e-mail para contato.abrq@gmail.com, utilizar o campo de comentários abaixo ou nos contatar pelas mídias sociais.

Anúncios