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Como terceira etapa da reformulação do sistema de governança da Associação Brasileira de Quadribol, abrimos hoje a candidatura à Direção Executiva da ABRQ.

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

“ O diretor-presidente, em conjunto com os outros diretores e demais áreas da organização, são responsáveis pela elaboração e implementação de todos os processos operacionais e financeiros, após aprovação do Conselho de Administração. O conceito de segregação de funções deve permear todos os processos. “

Na ABRQ não é diferente. Além de decidir as tomadas de atitudes perante o planejamento estratégico, a Direção Executiva também é dividida em algumas pastas para que se possa pensar de forma concisa e abrangente à sua área de atuação. A Direção Executiva deve representar os interesses da associação, e não os interesses de indivíduos ou grupos (como equipes) aos quais tenha vínculo.

A Direção Executiva é, portanto, um conjunto de pessoas interessadas a contribuir para o desenvolvimento do quadribol no Brasil, mesmo que não sejam vinculadas a uma equipe, mas contribuem com seu conhecimento e experiência no quadribol ou em demais assuntos pertinentes.

Detalhes da Candidatura para Diretoria Executiva

Número de vagas: 7 vagas nominais
Vigência do mandato: 2 anos (Fevereiro de 2018 a Dezembro de 2019)
Remuneração: Pro Bono / Voluntário

O que se espera de um Diretor Executivo:

  • alinhamento e comprometimento com os princípios e valores da organização;
  • visão estratégica;
  •  disposição para defender seu ponto de vista a partir de julgamento próprio;
  • capacidade de comunicação;
  • disponibilidade de tempo (mais detalhes abaixo);
  •  capacidade de trabalhar em equipe;
  • estar isento de conflito de interesse fundamental (não administrável, não pontual ou situacional, que seja, ou espera-se que seja, permanente);
  •  Transparência e boa conduta;

Diferenciais:

  • Conhecimento sobre quadribol;
  • conhecimento sobre o ambiente de negócios de associações esportivas;
  • conhecimento das melhores práticas de governança corporativa;
  • capacidade de interpretar relatórios gerenciais, contábeis e financeiros e não financeiros;
  • conhecimento sobre a legislação e a regulação pertinentes à ABRQ;
  • conhecimentos sobre gerenciamento de riscos;
  • residir no Brasil.

Pode se candidatar quem atender a todos os critérios a seguir

  • ser maior de 18 anos e penalmente imputável;
  • conhecimento em línguas (inglês e/ou espanhol);
  • ter nacionalidade brasileira.

Entre as atribuições de um Diretor Executivo, incluem-se:

  • zelar pelo propósito, os princípios e valores da ABRQ;
  • preservar, reforçar ou, caso necessário, promover transformações na cultura e na identidade da ABRQ;
  • implementar ações estratégicas;
  • estimular a reflexão estratégica constante e manter-se atento às mudanças no ambiente de negócios, buscando garantir a capacidade de adaptação da ABRQ;
  • aprovar políticas e diretrizes que afetam a organização como um todo;
  • definir objetivos, metas e avaliação dos membros da diretoria;
  • monitorar o desempenho financeiro e operacional e a atuação das diretorias;
  • participar da decisão de projetos que tenham impacto relevante na organização;
  • assegurar que as demonstrações financeiras expressem com fidelidade e clareza a situação econômica, financeira e patrimonial da organização;
  • revisar periodicamente as práticas de governança da organização.

A Diretoria Executiva se divide em 7 pastas, com vagas nominais, podendo ou não serem assumidas por mais de uma pessoa, ou um Diretor Executivo assumindo mais de uma pasta futuramente.

Diretores Executivos devem ter disponibilidade de tempo e recursos técnicos para participar de ao menos uma reunião por mês realizada em ambiente online (como Discord ou Skype). Além disso é necessário dispor de tempo semanal para acompanhamento das atividades da associação.

O candidato deve informar no momento da candidatura caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse.
Delegados de Equipes e Conselheiros Administrativos que sejam eleitos para a Direção Executiva devem dispor de seus cargos ao menos 10 dias antes de assumirem como Diretores.

Pastas da Diretoria Executiva:

Diretor(a) Presidente:
Atividades:

  • Responder e representar juridicamente ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente pelos atos da Associação Brasileira de Quadribol.
  • Representar a Associação Brasileira de Quadribol perante seus Membros do Conselho Administrativo, Representantes de Equipe e Jogadores, a sociedade, os parceiros e a International Quidditch Association.
  • Coordenar as atividades da Diretoria Executiva;
  • Buscar a consolidação de parcerias institucionais, com entidades representativas e governamentais;
  • Manter a sinergia entre a os membros da Diretoria Executiva;
  • Nortear as ações da Associação Brasileira de Quadribol, de acordo com as metas definidas no planejamento estratégico, e primar pelo seu cumprimento;
  • Acompanhar o desempenho dos membros;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria;
  • Substituir a Diretoria de Relações Internacionais e Vice-Presidência, quando da ausência deste, em representar a Associação Brasileira de Quadribol perante a sociedade internacional e instituições internacionais de quadribol, tais como a International Quidditch Association e a Confederación del Sur – Quidditch.

Diretor(a) de Relações Internacionais e Vice-Presidência
Atividades:

  • Representar a Associação Brasileira de Quadribol perante a sociedade internacional e instituições internacionais de quadribol, tais como a International Quidditch Association e a Confederación del Sur – Quidditch;
  • Defender os interesses da Associação Brasileira de Quadribol, de acordo com o planejamento estratégico, perante a sociedade internacional e instituições internacionais de quadribol;
  • Manter a Diretoria Executiva atualizada a respeito dos assuntos referentes às instituições internacionais de quadribol;
  • Substituir a Diretoria Presidente em suas funções quando da ausência deste;
  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Esporte e Arbitragem para buscar a presença de equipes brasileiras em competições internacionais;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Expansão e Relacionamento
Atividades:

  • Representar a Associação Brasileira de Quadribol perante as equipes de quadribol e os representantes regionais;
  • Presidir o Conselho de Equipes;
  • Executar ações visando a expansão e o desenvolvimento do quadribol no Brasil, de acordo com o planejamento estratégico;
  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Esporte e Arbitragem na organização de eventos voltados para apresentar e ensinar o esporte a novas pessoas;
  • Manter relacionamento com as equipes de quadribol no Brasil;
  • Prover ações e ferramentas de auxílio à formação de novas equipes no Brasil e no direcionamento de novos jogadores a equipes já existentes;
  • Manter, junto com a Diretoria de Esporte e Arbitragem, cadastro atualizado das equipes brasileiras de quadribol;
  • Manter a Diretoria Executiva atualizada com relação às necessidades e demandas das equipes de quadribol no Brasil;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Esporte e Arbitragem
Atividades:

  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais e Vice-Presidência para a tradução e adaptação das regras internacionais do quadribol à realidade brasileira;
  • Realizar, em conjunto com a Diretoria de Expansão e Relacionamento, campeonatos e jogos entre equipes de quadribol, visando a consolidação das equipes e do esporte;
  • Manter estatísticas e ranking das equipes e jogadores registrados na Associação Brasileira de Quadribol;
  • Manter, junto com a Diretoria de Expansão e Relacionamento, cadastro atualizado das equipes brasileiras de quadribol;
  • Manter cadastro atualizado dos Membros Jogadores registrados na Associação Brasileira de Quadribol, assim como de suas respectivas equipes;
  • Realizar ações para a capacitação de árbitros qualificados para atuarem no Brasil, assim como manter cadastro atualizado destes árbitros;
  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais e Vice-Presidência para buscar a presença de equipes brasileiras em competições internacionais;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Comunicação
Atividades:

  • Planejar estratégias de comunicação;
  • Gerenciar as mídias sociais e o website da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Planejar e criar conteúdo para as mídias sociais e o website;
  • Divulgar ações da Associação Brasileira de Quadribol que visam a expansão e o desenvolvimento do esporte;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Gestão de Pessoas
Atividades:

  • Manter registro atualizado dos Membros do Conselho Administrativo e dos colaboradores da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Definir diretrizes para a escolha de novos colaboradores da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Realizar ações para manter a equipe da Associação Brasileira de Quadribol (Diretoria Executiva e colaboradores) unida e motivada;
  • Efetuar os desligamentos dos colaboradores, quando necessário;
  • Preparar edital e realizar as eleições para os cargos eletivos da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) Administrativo / Jurídico-Financeiro
Atividades:

  • Elaborar o Planejamento Financeiro da Associação Brasileira de Quadribol junto à Diretoria Executiva;
  • Elaborar relatórios financeiros, tais como DRE, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa;
  • Manter contato com contador e responsabilizar-se pela entrega dos documentos necessários para o trabalho do mesmo;
  • Zelar pelos ativos da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Manter a Diretoria Executiva atualizada a respeito da situação financeira e jurídica da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Realizar os pagamentos de taxas, tributos e impostos, e garantir que a Associação Brasileira de Quadribol está de acordo com todas as normais fiscais;
  • Realizar o acompanhamento e o gerenciamento dos processos administrativos e jurídicos;
  • Controlar e zelar pela documentação Legal da empresa (Estatuto, Ata de Assembleia Geral Ordinária – Eleição, Contrato de Projetos, Editais, CNPJ, Inscrição Municipal, Alvará da Prefeitura), de forma a mantê-la atualizada junto à legislação vigente;
  • Elaborar os documentos jurídicos, como contratos e termos concernentes a regularização dos membros;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Procedimento de Candidatura e Eleição
O procedimento de candidatura e eleição da Direção Executiva se dará da seguinte forma:
1. O candidato deve enviar e-mail com o assunto Candidatura Direção Executiva para conselho.abrq@gmail.com até as 23h59 do dia 25/01/2018 explicando os motivos para querer compor a Direção Executiva da ABRQ e de que forma poderá agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte.

a. importante informar caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse;

b. importante informar o link do perfil em uma rede social;

c. é incentivado ao candidato gravar um vídeo de apresentação informando os motivos da candidatura e como pode agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte (salvar o vídeo no Google Drive e enviar o link no corpo do e-mail – o vídeo não deve ter mais do que 10 minutos);

d. importante deixar claro o interesse em qual ou quais cargos deseja em se candidatar.

2. As candidaturas serão avaliadas por todos os membros do Conselho Administrativo até o dia 30/01/2018;

3. O resultado do primeiro turno será divulgado no dia 01/02/2018;

4. Os candidatos com aprovação da maioria dos Conselheiros estarão eleitos em primeiro turno, candidatos com reprovação da maioria dos Conselheiros estarão desqualificados;

5. Caso não se preencham as sete vagas em primeiro turno, entre os dias 01/02/2018 e 07/02/2018 os Conselheiros votarão em segundo turno quanto aos candidatos que não foram eleitos nem desqualificados;

6. Os candidatos com reprovação maior que aprovação serão desqualificados;

7. Os candidatos com aprovação maior que relação serão ranqueados segundo a função aprovação/reprovação(desconsiderando as abstenções), e os mais bem qualificados serão aprovados, de acordo com o número de vagas restantes;

8. O resultado final será divulgado dia 10/02/2018 via e-mail e pelas nossas mídias sociais.

OBS: Caso ainda haja vaga em aberto, uma nova chamada será realizada em uma data posterior para preencher as vagas em vacância. Candidatos reprovados na primeira chamada também poderão se candidatar, porém devem apresentar uma nova candidatura.

Considerações Finais
Mais detalhes sobre a função, atribuições, direitos e deveres da Direção Executiva dentro da ABRQ serão passados por e-mail aos candidatos. Para mais detalhes sobre conselhos de administração em geral, basta consultar o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC.

Quaisquer dúvidas basta enviar e-mail para conselho.abrq@gmail.com, utilizar o campo de comentários abaixo ou nos contatar pelas mídias sociais.

 

 

 

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