Conselho Administrativo e Diretoria Executiva

A equipe da Associação Brasileira de Quadribol é formada por voluntários empenhados no desenvolvimento do Quadribol no Brasil. Muitos deles já jogaram ou jogam em times nacionais e até internacionais. Todos dedicam tempo para cuidar de diferentes áreas dentro da Associação.

Eles atuam no Conselho Administrativo e/ou na Diretoria Executiva.

Todos os membros, tanto do Conselho Administrativo como da Diretoria Executiva estão dispostos e capacitados para atuar nas mais diversas áreas e situações. Sua grande função é representar os interesses da associação, e não os interesses de indivíduos ou grupos (como equipes) aos quais tenha vínculo.

Clique nos links abaixo e saiba quem são nossos conselheiros e diretores.

   

Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo é o órgão máximo de gestão da ABRQ, concentrando as principais deliberações em relação à gestão da associação e responsável, em última instância, pela tomada de decisão no que se refere à gestão.

O Conselho Administrativo é composto por um máximo de 9 membros eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de dois anos, sendo cinco cadeiras eleitas em anos ímpares e quatro cadeiras eleitas em anos pares, dessa forma garante-se a renovação de metade do CA a cada ano, garantindo que haja continuidade na gestão da ABRQ. Espera-se que o CA seja composto por pessoas com experiências e qualificações diversificadas, garantindo um maior número de pontos de vista, tais como aspectos financeiros, jurídicos e de controle de risco, por exemplo. Os membros do CA não podem acumular função como Delegados de equipes ou Diretores. Anualmente, após cada eleição para o CA, um dos membros deve ser eleito pelo próprio CA para atuar como Presidente do Conselho.

É importante ressaltar que os Conselheiros não são representantes dos associados ou de qualquer grupo. Sua principal função é manter o direcionamento estratégico da ABRQ de acordo com os princípios e valores da associação e garantir a perpetuidade da mesma. Portanto, é fundamental que os Conselheiros, além de estarem alinhados com tais princípios e valores, sejam capazes de manter a imparcialidade em suas tomadas de decisões, buscando sempre o interesse da organização como um todo e não os interesses de um único associado ou grupo de associados.

Suas atribuições incluem: apontar os membros da Diretoria Executiva; acompanhar e estimular um melhor desempenho da DE; aprovar e coordenar a execução das estratégias de negócio; gerenciar riscos de alto nível; criar sistemas de controle interno e um Código de Conduta; garantir transparência em toda a gestão da associação; zelar pelos princípios, valores e padrões éticos da organização e por sua aplicação nas decisões; entre outros. É permitida a criação de comitês temáticos (que podem contar com a participação de pessoas não associadas à ABRQ) para assessorar o CA em áreas como auditoria, governança e finanças que, após discussões internas, apresentam propostas e recomendações ao CA, responsável pela decisão final. Apesar de ter a palavra final e ser responsável pela tomada de decisão das estratégias da ABRQ, o CA não deve interferir nos assuntos operacionais (planos de ação, por exemplo) da Diretoria Executiva, exceto quando estes se desviam do plano estratégico traçado.

Composição do Conselho Administrativo

  • Máximo de 9 conselheiros, eleitos em Assembléia Geral de forma intercalada (5 em anos ímpares e 4 no anos pares), com mandato de 2 anos;
  • A cada ano, após a posse dos novos conselheiros, o conselho elege um de seus membros para presidir o Conselho.
    • O Presidente do Conselho tem como atribuições (1) presidir as reuniões do Conselho Administrativo, (2) coordenar as atividades dos membros do Conselho Administrativo, (3) representar o Conselho Administrativo perante os demais membros da ABRQ e da sociedade e (4) dar o Voto de Minerva quando necessário nas reuniões do Conselho Administrativo.

Atribuições do Conselho Administrativo

  • Apontar a Diretoria Executiva;
  • Acompanhamento e fiscalização da Diretoria Executiva;
  • Aprovação do Planejamento Estratégico Anual apresentado pela DE;
  • Criar e manter o Código de Conduta da ABRQ, assim como demais sistemas de controle;
  • Zelar pelos princípios e valores da ABRQ e garantir o direcionamento estratégico da associação dentro de tais princípios e valores;
  • Demais atribuições definidas em Estatuto ou Regimento Interno.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão de gestão responsável pela elaboração e execução do planejamento estratégico da ABRQ.

Embora a tomada de decisão final (estratégica) seja do Conselho Administrativo, cabe à Diretoria a tomada de decisão operacional, assim como a elaboração e execução de planos de ação dentro do planejamento estratégico elaborado pela DE e aprovado pelo CA.

As diretorias são: (1) Diretoria-Presidência, (2) Vice-Presidente, (3) Diretoria de Esportes, (4) Diretoria de Expansão e Desenvolvimento, (5) Diretoria de Relações Internacionais, (6) Diretoria de Arbitragem, (7) Diretoria de Comunicação, (8) Diretoria Administrativa-Financeira, (9) Diretoria Jurídica, (10) Diretoria de Pessoas e (11) Diretoria de Tecnologia.

Composição da Diretoria Executiva

  • Diretores apontados pelo Conselho Administrativo;
  • O CA pode optar por acumular duas diretorias em um único Diretor caso julgue que não há necessidade de ter uma pessoa assumindo a pasta de forma exclusiva;
  • Diretores não precisam possuir experiência com o quadribol desde que tenham experiência e qualificação em gestão e/ou no tema da pasta que assumir;
  • Conselheiros não podem assumir cargos na DE. Conselheiros que renunciaram aos seus mandatos não podem assumir cargos na DE dentro de 1 ano;
  • No caso de vacância, outro Diretor deve acumular o cargo vago até um novo diretor ser apontado pelo CA.

Atribuições da Diretoria Executiva

  • Elaborar e executar o Planejamento Estratégico Anual;
  • Executar as atribuições operacionais de cada diretoria;
  • Demais atribuições previstas em Estatuto ou Regimento Interno.