O Conselho Administrativo, segundo o estatuto interno, é composto pelo total de 9 membros, sendo que em anos pares elegem-se 4 conselheiros e em anos ímpares, elegem-se mais 5; a fim de deixar o Conselho sempre renovado e o mais plural possível. Tendo em mente, o Conselho Administrativo da ABRQ, hoje composto por 7 conselheiros ativos, passa para o seu segundo processo eleitoral para escolha de mais 5 efetivos no mandato de dois anos juntos ao conselho.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

O conselho de administração é o órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento estratégico. Ele exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização, sendo seu principal componente.

 

 

Na ABRQ não é diferente. Além de decidir os rumos estratégicos, o Conselho Administrativo também aponta os membros da Diretoria Executiva da ABRQ e os fiscaliza. O Conselheiro Administrativo deve representar os interesses da associação, e não os interesses de indivíduos ou grupos (como equipes) aos quais tenha vínculo.

 

Detalhes do Cargo: Número de vagas: 5 vagas

Vigência do mandato: 2 anos (Janeiro de 2020 a Dezembro de 2021)

Remuneração: Pro Bono / Voluntário

 

O que se espera de um Conselheiro Administrativo:

Alinhamento e comprometimento com os princípios e valores da organização;

Visão estratégica;

Disposição para defender seu ponto de vista a partir de julgamento próprio;

Capacidade de comunicação;

Disponibilidade de tempo (mais detalhes abaixo);

Capacidade de trabalhar em equipe;

Estar isento de conflito de interesse fundamental (não administrável, não pontual ou situacional, que seja, ou espera-se que seja, permanente).

 

Diferenciais:

Conhecimento sobre quadribol;conhecimento sobre o ambiente de negócios de associações esportivas;

Conhecimento das melhores práticas de governança corporativa;

Capacidade de interpretar relatórios gerenciais, contábeis e financeiros e não financeiros;

Conhecimento sobre a legislação e a regulação pertinentes à ABRQ;

Conhecimentos sobre gerenciamento de riscos.

 

Pode se candidatar quem atender a todos os critérios a seguir:

  • Ser maior de 18 anos e penalmente imputável;
  • Ser membro com direito a voz na Assembléia Geral a pelo menos 6 meses (Delegados de Equipes, Diretores Executivos, Conselheiros Administrativos e Membros Honorários).
  • Ser membro de um time filiado à ABRQ a pelo menos 6 meses.

 

Entre as atribuições de um Conselheiro Administrativo, incluem-se:

-Discutir, formatar, definir claramente o propósito, os princípios e valores da ABRQ e zelar por eles;

-Preservar, reforçar ou, caso necessário, promover transformações na cultura e na identidade da ABRQ;

-Dar o direcionamento estratégico, monitorar e apoiar a diretoria na implementação das ações estratégicas;estimular a reflexão estratégica constante e manter-se atento às mudanças no ambiente de negócios, buscando garantir a capacidade de adaptação da ABRQ;

-Selecionar o Diretor Presidente e aprovar a nomeação dos demais membros da diretoria;

-Aprovar políticas e diretrizes que afetam a organização como um todo;

-Definir os objetivos e as metas do Diretor Presidente, e avaliar seu desempenho. Participar, junto com ele, na definição de objetivos, metas e avaliação dos membros da diretoria;

-Monitorar o desempenho financeiro e operacional e a atuação da diretoria;

-Participar da decisão de projetos que tenham impacto relevante na organização;

-Assegurar que as demonstrações financeiras expressam com fidelidade e clareza a situação econômica, financeira e patrimonial da organização;

-Escolher e avaliar a empresa de auditoria independente;

-Revisar periodicamente as práticas de governança da organização.

-Conselheiros Administrativos devem ter disponibilidade de tempo e recursos técnicos para participar de ao menos uma reunião por mês realizada em ambiente online (como Discord ou Skype). Além disso é necessário dispor de tempo semanal para acompanhamento das atividades da associação.

 

Obs: O candidato deve informar no momento da candidatura caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse. Delegados de Equipes e Diretores Executivos que sejam eleitos para o Conselho Administrativo devem dispor de seus cargos ao menos 10 dias antes de assumirem como Conselheiros.

 

Procedimento de Candidatura e Eleição

 

O procedimento de candidatura e eleição dos Conselheiros Administrativos se dará da seguinte forma:

O candidato deve enviar e-mail com o assunto Candidatura Conselho Administrativo para contato.abrq@gmail.com a partir da data de hoje, 27/11/2019 até às 23h59 do dia 01/12/2019 explicando os motivos para querer compor o Conselho Administrativo ABRQ e de que forma poderá agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte. Importante informar caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse; Informar o link do perfil em uma rede social;

É incentivado, mas não obrigatório, ao candidato gravar um vídeo de apresentação informando os motivos da candidatura e como pode agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte (salvar o vídeo no Google Drive e enviar o link no corpo do e-mail – o vídeo não deve ter mais do que 10 minutos).

As candidaturas serão compiladas e encaminhados aos times no dia 02/12/2019; Entre os dias 02/12/2019 e 04/12/2019 os times votarão em primeiro turno se aprovam, reprovam ou se abstém sobre cada candidato (cada time só pode aprovar 5 candidatos);

O resultado do primeiro turno será divulgado no dia 05/12/2019;

Os candidatos com aprovação da maioria dos times estarão eleitos em primeiro turno, candidatos com reprovação da maioria dos times estarão desqualificados;

Caso não se preencham as cinco vagas em primeiro turno, entre os dias 07/12/2019 e 09/12/2019 os times votarão em segundo turno quanto aos candidatos que não foram eleitos nem desqualificados;

Os candidatos com reprovação maior que aprovação serão desqualificados;

Os candidatos com aprovação maior que relação, serão ranqueados segundo a função aprovação/reprovação (desconsiderando as abstenções), e os mais bem qualificados serão aprovados, de acordo com o número de vagas restantes;

O resultado final será divulgado dia 10/12/2019 via e-mail e pelas mídias sociais oficiais da ABRQ.

Em atenção ao prazo exposto na observação do tópico anterior, os conselheiros aprovados irão tomar posse no dia 20/12/2019.

 

OBS: Caso ainda haja vaga em aberto, uma nova chamada será realizada no primeiro semestre do ano subsequente para preencher as vagas em vacância. Candidatos reprovados na primeira chamada também poderão se candidatar, porém devem apresentar uma nova candidatura.

 

 

Considerações Finais

 

Mais detalhes sobre a função, atribuições, direitos e deveres dos Conselheiros Administrativos dentro da ABRQ serão passados por e-mail aos candidatos. Para mais detalhes sobre conselhos de administração em geral, basta consultar o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC.

Quaisquer dúvidas basta enviar e-mail para conselho.abrq@gmail.com ou contato.abrq@gmail.com, utilizar o campo de comentários abaixo ou nos contatar pelas mídias sociais.

 

Obrigado!

Conselho Administrativo da ABRQ – conselho.abrq@gmail.com