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ABRQ – Associação Brasileira de Quadribol

Grupo de Estudos sobre o Livro de Regras

pexels-photo-356043.jpegA Associação Brasileira de Quadribol tem o enorme prazer de lançar hoje mais uma iniciativa para contribuir com o crescimento da qualidade do quadribol praticado no Brasil.

Se você participa de uma de nossas equipes filiadas ou tem interesse em conhecer mais a fundo as regras do nosso esporte, será muito bem-vindo a participar de nosso Grupo de Estudos.

Essa iniciativa visa aprimorar o domínio das regras por parte dos praticantes de quadribol em todo o Brasil, melhorando a qualidade técnica das nossas partidas e eventos. Também visamos capacitar possíveis interessados em tirar a certificação de árbitro da IQA, assim como pretendemos desenvolver uma prova de capacitação de arbitragem própria da ABRQ.

Para participar, basta se cadastrar na plataforma GoConqr e fazer inscrição em nosso grupo clicando aqui ou pesquisando pelo grupo: Grupo de Estudos – Livro de Regras IQA 16-18.

Por meio dessa plataforma, estabelecemos um cronograma e iremos contar com:

  • discussões em grupo para tirarmos dúvidas sobre o conteúdo do manual
  • baralhos de flashcards, para auxiliar no estudo e memorização de regras chave
  • quizzes, para testar o conhecimento sobre cada capítulo

Também iremos agendar por meio do grupo na GoConqr nossas reuniões presenciais via Discord, que serão opcionais por conta das dificuldades de atendermos à disponibilidade de todos.

Contamos com vocês para fazer dessa empreitada um sucesso e para subir de patamar o quadribol brasileiro!

 

Brooms Up Brasil!

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Diretoria Executiva – Resultado

É com grande alegria que a ABRQ anuncia os novos diretores da gestão 2018-2020:
Diretor Presidente e Diretor administrativo, jurídico e financeiro: Diogo Broda
Diretor vice-presidente, Diretor de Ralações Internacionais e Diretor de Esporte e Arbitragem: Gabriel Bernardes
Diretora de Comunicação: Tábata Magalhães
Diretora de Expansão e Desenvolvimento e Gestão de Pessoas: Cynara Winner

Candidatura a Direção Executiva aberta

Logo ABRQ

Como terceira etapa da reformulação do sistema de governança da Associação Brasileira de Quadribol, abrimos hoje a candidatura à Direção Executiva da ABRQ.

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

“ O diretor-presidente, em conjunto com os outros diretores e demais áreas da organização, são responsáveis pela elaboração e implementação de todos os processos operacionais e financeiros, após aprovação do Conselho de Administração. O conceito de segregação de funções deve permear todos os processos. “

Na ABRQ não é diferente. Além de decidir as tomadas de atitudes perante o planejamento estratégico, a Direção Executiva também é dividida em algumas pastas para que se possa pensar de forma concisa e abrangente à sua área de atuação. A Direção Executiva deve representar os interesses da associação, e não os interesses de indivíduos ou grupos (como equipes) aos quais tenha vínculo.

A Direção Executiva é, portanto, um conjunto de pessoas interessadas a contribuir para o desenvolvimento do quadribol no Brasil, mesmo que não sejam vinculadas a uma equipe, mas contribuem com seu conhecimento e experiência no quadribol ou em demais assuntos pertinentes.

Detalhes da Candidatura para Diretoria Executiva

Número de vagas: 7 vagas nominais
Vigência do mandato: 2 anos (Fevereiro de 2018 a Dezembro de 2019)
Remuneração: Pro Bono / Voluntário

O que se espera de um Diretor Executivo:

  • alinhamento e comprometimento com os princípios e valores da organização;
  • visão estratégica;
  •  disposição para defender seu ponto de vista a partir de julgamento próprio;
  • capacidade de comunicação;
  • disponibilidade de tempo (mais detalhes abaixo);
  •  capacidade de trabalhar em equipe;
  • estar isento de conflito de interesse fundamental (não administrável, não pontual ou situacional, que seja, ou espera-se que seja, permanente);
  •  Transparência e boa conduta;

Diferenciais:

  • Conhecimento sobre quadribol;
  • conhecimento sobre o ambiente de negócios de associações esportivas;
  • conhecimento das melhores práticas de governança corporativa;
  • capacidade de interpretar relatórios gerenciais, contábeis e financeiros e não financeiros;
  • conhecimento sobre a legislação e a regulação pertinentes à ABRQ;
  • conhecimentos sobre gerenciamento de riscos;
  • residir no Brasil.

Pode se candidatar quem atender a todos os critérios a seguir

  • ser maior de 18 anos e penalmente imputável;
  • conhecimento em línguas (inglês e/ou espanhol);
  • ter nacionalidade brasileira.

Entre as atribuições de um Diretor Executivo, incluem-se:

  • zelar pelo propósito, os princípios e valores da ABRQ;
  • preservar, reforçar ou, caso necessário, promover transformações na cultura e na identidade da ABRQ;
  • implementar ações estratégicas;
  • estimular a reflexão estratégica constante e manter-se atento às mudanças no ambiente de negócios, buscando garantir a capacidade de adaptação da ABRQ;
  • aprovar políticas e diretrizes que afetam a organização como um todo;
  • definir objetivos, metas e avaliação dos membros da diretoria;
  • monitorar o desempenho financeiro e operacional e a atuação das diretorias;
  • participar da decisão de projetos que tenham impacto relevante na organização;
  • assegurar que as demonstrações financeiras expressem com fidelidade e clareza a situação econômica, financeira e patrimonial da organização;
  • revisar periodicamente as práticas de governança da organização.

A Diretoria Executiva se divide em 7 pastas, com vagas nominais, podendo ou não serem assumidas por mais de uma pessoa, ou um Diretor Executivo assumindo mais de uma pasta futuramente.

Diretores Executivos devem ter disponibilidade de tempo e recursos técnicos para participar de ao menos uma reunião por mês realizada em ambiente online (como Discord ou Skype). Além disso é necessário dispor de tempo semanal para acompanhamento das atividades da associação.

O candidato deve informar no momento da candidatura caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse.
Delegados de Equipes e Conselheiros Administrativos que sejam eleitos para a Direção Executiva devem dispor de seus cargos ao menos 10 dias antes de assumirem como Diretores.

Pastas da Diretoria Executiva:

Diretor(a) Presidente:
Atividades:

  • Responder e representar juridicamente ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente pelos atos da Associação Brasileira de Quadribol.
  • Representar a Associação Brasileira de Quadribol perante seus Membros do Conselho Administrativo, Representantes de Equipe e Jogadores, a sociedade, os parceiros e a International Quidditch Association.
  • Coordenar as atividades da Diretoria Executiva;
  • Buscar a consolidação de parcerias institucionais, com entidades representativas e governamentais;
  • Manter a sinergia entre a os membros da Diretoria Executiva;
  • Nortear as ações da Associação Brasileira de Quadribol, de acordo com as metas definidas no planejamento estratégico, e primar pelo seu cumprimento;
  • Acompanhar o desempenho dos membros;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria;
  • Substituir a Diretoria de Relações Internacionais e Vice-Presidência, quando da ausência deste, em representar a Associação Brasileira de Quadribol perante a sociedade internacional e instituições internacionais de quadribol, tais como a International Quidditch Association e a Confederación del Sur – Quidditch.

Diretor(a) de Relações Internacionais e Vice-Presidência
Atividades:

  • Representar a Associação Brasileira de Quadribol perante a sociedade internacional e instituições internacionais de quadribol, tais como a International Quidditch Association e a Confederación del Sur – Quidditch;
  • Defender os interesses da Associação Brasileira de Quadribol, de acordo com o planejamento estratégico, perante a sociedade internacional e instituições internacionais de quadribol;
  • Manter a Diretoria Executiva atualizada a respeito dos assuntos referentes às instituições internacionais de quadribol;
  • Substituir a Diretoria Presidente em suas funções quando da ausência deste;
  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Esporte e Arbitragem para buscar a presença de equipes brasileiras em competições internacionais;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Expansão e Relacionamento
Atividades:

  • Representar a Associação Brasileira de Quadribol perante as equipes de quadribol e os representantes regionais;
  • Presidir o Conselho de Equipes;
  • Executar ações visando a expansão e o desenvolvimento do quadribol no Brasil, de acordo com o planejamento estratégico;
  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Esporte e Arbitragem na organização de eventos voltados para apresentar e ensinar o esporte a novas pessoas;
  • Manter relacionamento com as equipes de quadribol no Brasil;
  • Prover ações e ferramentas de auxílio à formação de novas equipes no Brasil e no direcionamento de novos jogadores a equipes já existentes;
  • Manter, junto com a Diretoria de Esporte e Arbitragem, cadastro atualizado das equipes brasileiras de quadribol;
  • Manter a Diretoria Executiva atualizada com relação às necessidades e demandas das equipes de quadribol no Brasil;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Esporte e Arbitragem
Atividades:

  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais e Vice-Presidência para a tradução e adaptação das regras internacionais do quadribol à realidade brasileira;
  • Realizar, em conjunto com a Diretoria de Expansão e Relacionamento, campeonatos e jogos entre equipes de quadribol, visando a consolidação das equipes e do esporte;
  • Manter estatísticas e ranking das equipes e jogadores registrados na Associação Brasileira de Quadribol;
  • Manter, junto com a Diretoria de Expansão e Relacionamento, cadastro atualizado das equipes brasileiras de quadribol;
  • Manter cadastro atualizado dos Membros Jogadores registrados na Associação Brasileira de Quadribol, assim como de suas respectivas equipes;
  • Realizar ações para a capacitação de árbitros qualificados para atuarem no Brasil, assim como manter cadastro atualizado destes árbitros;
  • Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais e Vice-Presidência para buscar a presença de equipes brasileiras em competições internacionais;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Comunicação
Atividades:

  • Planejar estratégias de comunicação;
  • Gerenciar as mídias sociais e o website da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Planejar e criar conteúdo para as mídias sociais e o website;
  • Divulgar ações da Associação Brasileira de Quadribol que visam a expansão e o desenvolvimento do esporte;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) de Gestão de Pessoas
Atividades:

  • Manter registro atualizado dos Membros do Conselho Administrativo e dos colaboradores da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Definir diretrizes para a escolha de novos colaboradores da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Realizar ações para manter a equipe da Associação Brasileira de Quadribol (Diretoria Executiva e colaboradores) unida e motivada;
  • Efetuar os desligamentos dos colaboradores, quando necessário;
  • Preparar edital e realizar as eleições para os cargos eletivos da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Diretor(a) Administrativo / Jurídico-Financeiro
Atividades:

  • Elaborar o Planejamento Financeiro da Associação Brasileira de Quadribol junto à Diretoria Executiva;
  • Elaborar relatórios financeiros, tais como DRE, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa;
  • Manter contato com contador e responsabilizar-se pela entrega dos documentos necessários para o trabalho do mesmo;
  • Zelar pelos ativos da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Manter a Diretoria Executiva atualizada a respeito da situação financeira e jurídica da Associação Brasileira de Quadribol;
  • Realizar os pagamentos de taxas, tributos e impostos, e garantir que a Associação Brasileira de Quadribol está de acordo com todas as normais fiscais;
  • Realizar o acompanhamento e o gerenciamento dos processos administrativos e jurídicos;
  • Controlar e zelar pela documentação Legal da empresa (Estatuto, Ata de Assembleia Geral Ordinária – Eleição, Contrato de Projetos, Editais, CNPJ, Inscrição Municipal, Alvará da Prefeitura), de forma a mantê-la atualizada junto à legislação vigente;
  • Elaborar os documentos jurídicos, como contratos e termos concernentes a regularização dos membros;
  • Acompanhar os trabalhos dos colaboradores de sua diretoria.

Procedimento de Candidatura e Eleição
O procedimento de candidatura e eleição da Direção Executiva se dará da seguinte forma:
1. O candidato deve enviar e-mail com o assunto Candidatura Direção Executiva para conselho.abrq@gmail.com até as 23h59 do dia 25/01/2018 explicando os motivos para querer compor a Direção Executiva da ABRQ e de que forma poderá agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte.

a. importante informar caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse;

b. importante informar o link do perfil em uma rede social;

c. é incentivado ao candidato gravar um vídeo de apresentação informando os motivos da candidatura e como pode agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte (salvar o vídeo no Google Drive e enviar o link no corpo do e-mail – o vídeo não deve ter mais do que 10 minutos);

d. importante deixar claro o interesse em qual ou quais cargos deseja em se candidatar.

2. As candidaturas serão avaliadas por todos os membros do Conselho Administrativo até o dia 30/01/2018;

3. O resultado do primeiro turno será divulgado no dia 01/02/2018;

4. Os candidatos com aprovação da maioria dos Conselheiros estarão eleitos em primeiro turno, candidatos com reprovação da maioria dos Conselheiros estarão desqualificados;

5. Caso não se preencham as sete vagas em primeiro turno, entre os dias 01/02/2018 e 07/02/2018 os Conselheiros votarão em segundo turno quanto aos candidatos que não foram eleitos nem desqualificados;

6. Os candidatos com reprovação maior que aprovação serão desqualificados;

7. Os candidatos com aprovação maior que relação serão ranqueados segundo a função aprovação/reprovação(desconsiderando as abstenções), e os mais bem qualificados serão aprovados, de acordo com o número de vagas restantes;

8. O resultado final será divulgado dia 10/02/2018 via e-mail e pelas nossas mídias sociais.

OBS: Caso ainda haja vaga em aberto, uma nova chamada será realizada em uma data posterior para preencher as vagas em vacância. Candidatos reprovados na primeira chamada também poderão se candidatar, porém devem apresentar uma nova candidatura.

Considerações Finais
Mais detalhes sobre a função, atribuições, direitos e deveres da Direção Executiva dentro da ABRQ serão passados por e-mail aos candidatos. Para mais detalhes sobre conselhos de administração em geral, basta consultar o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC.

Quaisquer dúvidas basta enviar e-mail para conselho.abrq@gmail.com, utilizar o campo de comentários abaixo ou nos contatar pelas mídias sociais.

 

 

 

Concurso para Uniforme da Seleção Brasileira de Quadribol – WC18

A ABRQ tem o prazer de abrir concurso para o design do uniforme a ser usado na Copa do Mundo IQA 2018! Todas as informações necessárias para participação estão no documento abaixo.

Regras Concurso de Uniforme WC2018

Links para download (logos):

ABRQ

IQA

WORLD CUP 2018

Para participar é preciso enviar seu projeto com nome completo, CPF e data de nascimento para o e-mail contato.abrq@gmail.com com o título “Concurso Uniforme Brasil 2018” até o dia 15 de fevereiro.

Candidatura ao Conselho Administrativo aberta

Como segunda etapa da reformulação do sistema de governança da Associação Brasileira de Quadribol, abrimos hoje a candidatura ao Conselho Administrativo ABRQ.

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

O conselho de administração é o órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento estratégico. Ele exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização, sendo seu principal componente.

Na ABRQ não é diferente. Além de decidir os rumos estratégicos, o Conselho Administrativo também aponta os membros da Diretoria Executiva da ABRQ e os fiscaliza. O Conselheiro Administrativo deve representar os interesses da associação, e não os interesses de indivíduos ou grupos (como equipes) aos quais tenha vínculo.

Detalhes do Cargo

Número de vagas: 5 vagas
Vigência do mandato: 2 anos (Janeiro de 2018 a Dezembro de 2019)
Remuneração: Pro Bono / Voluntário

O que se espera de um Conselheiro Administrativo:

  • alinhamento e comprometimento com os princípios e valores da organização;
  • visão estratégica;
  • disposição para defender seu ponto de vista a partir de julgamento próprio;
  • capacidade de comunicação;
  • disponibilidade de tempo (mais detalhes abaixo);
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • estar isento de conflito de interesse fundamental (não administrável, não pontual ou situacional, que seja, ou espera-se que seja, permanente).

Diferenciais:

  • conhecimento sobre quadribol;
  • conhecimento sobre o ambiente de negócios de associações esportivas;
  • conhecimento das melhores práticas de governança corporativa;
  • capacidade de interpretar relatórios gerenciais, contábeis e financeiros e
    não financeiros;
  • conhecimento sobre a legislação e a regulação pertinentes à ABRQ;
  • conhecimentos sobre gerenciamento de riscos.

Pode se candidatar quem atender a todos os critérios a seguir:

  • ser maior de 18 anos e penalmente imputável;
  • ser membro com direito a voz na Assembléia Geral a pelo menos 6 meses (Delegados de Equipes, Diretores Executivos, Conselheiros Administrativos e Membros Honorários).

Entre as atribuições de um Conselheiro Administrativo, incluem-se:

  • discutir, formatar, definir claramente o propósito, os princípios e valores da ABRQ e zelar por eles;
  • preservar, reforçar ou, caso necessário, promover transformações na cultura e na identidade da ABRQ;
  • dar o direcionamento estratégico, monitorar e apoiar a diretoria na implementação
    das ações estratégicas;
  • estimular a reflexão estratégica constante e manter-se atento às mudanças no ambiente de negócios, buscando garantir a capacidade de adaptação da ABRQ;
  • selecionar o Diretor Presidente e aprovar a nomeação dos demais membros da diretoria;
  • aprovar políticas e diretrizes que afetam a organização como um todo;
  • definir os objetivos e as metas do Diretor Presidente, e avaliar seu desempenho. Participar, junto com ele, na definição de objetivos, metas e avaliação dos membros da diretoria;
  • monitorar o desempenho financeiro e operacional e a atuação da diretoria;
  • participar da decisão de projetos que tenham impacto relevante na organização;
  • assegurar que as demonstrações financeiras expressem com fidelidade e clareza a situação econômica, financeira e patrimonial da organização;
  • escolher e avaliar a empresa de auditoria independente;
  • revisar periodicamente as práticas de governança da organização.

Conselheiros Administrativos devem ter disponibilidade de tempo e recursos técnicos para participar de ao menos uma reunião por mês realizada em ambiente online (como Discord ou Skype). Além disso é necessário dispor de tempo semanal para acompanhamento das atividades da associação.

O candidato deve informar no momento da candidatura caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse.

Delegados de Equipes e Diretores Executivos que sejam eleitos para o Conselho Administrativo devem dispor de seus cargos ao menos 10 dias antes de assumirem como Conselheiros.

Procedimento de Candidatura e Eleição

O procedimento de candidatura e eleição dos Conselheiros Administrativos se dará da seguinte forma:

  1. O candidato deve enviar e-mail com o assunto Candidatura Conselho Administrativo para contato.abrq@gmail.com até as 23h59 do dia 08/12/2017 explicando os motivos para querer compor o Conselho Administrativo ABRQ e de que forma poderá agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte.
    1. importante informar caso tenha vínculo com alguma outra organização, grupo ou indivíduo que possa gerar um de conflito de interesse;
    2. importante informar o link do perfil em uma rede social;
    3. é incentivado ao candidato gravar um vídeo de apresentação informando os motivos da candidatura e como pode agregar à associação e contribuir para o desenvolvimento do esporte (salvar o vídeo no Google Drive e enviar o link no corpo do e-mail – o vídeo não deve ter mais do que 10 minutos).
  2. As candidaturas serão compiladas e encaminhados aos times no dia 09/12/2017;
  3. Entre os dias 09/12/2017 e 14/12/2017 os times votarão em primeiro turno se aprovam, reprovam ou se abstém sobre cada candidato (cada time só pode aprovar 5 candidatos);
  4. O resultado do primeiro turno será divulgado no dia 15/12/2017;
  5. Os candidatos com aprovação da maioria dos times estarão eleitos em primeiro turno, candidatos com reprovação da maioria dos times estarão desqualificados;
  6. Caso não se preencham as cinco vagas em primeiro turno, entre os dias 15/12/2017 e 17/12/2017 os times votarão em segundo turno quanto aos candidatos que não foram eleitos nem desqualificados;
  7. Os candidatos com reprovação maior que aprovação serão desqualificados;
  8. Os candidatos com aprovação maior que relação serão ranqueados segundo a função aprovação/reprovação (desconsiderando as abstenções), e os mais bem qualificados serão aprovados, de acordo com o número de vagas restantes;
  9. O resultado final será divulgado dia 18/12/2017 via e-mail e pelas nossas mídias sociais.

OBS: Caso ainda haja vaga em aberto, uma nova chamada será realizada em uma data posterior para preencher as vagas em vacância. Candidatos reprovados na primeira chamada também poderão se candidatar, porém devem apresentar uma nova candidatura.

Considerações Finais

Mais detalhes sobre a função, atribuições, direitos e deveres dos Conselheiros Administrativos dentro da ABRQ serão passados por e-mail aos candidatos. Para mais detalhes sobre conselhos de administração em geral, basta consultar o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC.

Quaisquer dúvidas basta enviar e-mail para contato.abrq@gmail.com, utilizar o campo de comentários abaixo ou nos contatar pelas mídias sociais.

Aberta candidatura a Membro Honorário ABRQ

Dando início ao processo de reformulação do sistema de governança da Associação Brasileira de Quadribol, estamos abrindo candidatura para Membro Honorário ABRQ.

Definição

O órgão máximo da governança da ABRQ é a Assembléia Geral. Até o momento, apenas Delegados de Equipes e Diretores Executivos possuíam voz na AG, mas pessoas que não fossem parte de nenhuma equipe ou não tivessem um cargo na diretora não tinham uma maneira formal de contribuir com a associação. O cargo de Membro Honorário serve para preencher esta lacuna.

O Membro Honorário é, portanto, alguém interessado a contribuir para o desenvolvimento do quadribol no Brasil, mesmo que esse alguém não seja vinculado a uma equipe ou não possua tempo para se dedicar a um cargo administrativo ou deliberativo. Ao contrário dos Delegados, o Membro Honorário não representa os interesses de uma equipe ou grupo, mas contribui com seu conhecimento e experiência no quadribol ou em demais assuntos pertinentes.

O cargo é voluntário e pro bono, mandato de 4 anos (com possibilidade de reeleição) e não possui limite máximo de membros.

Direitos e Deveres

Membros Honorários podem participar de Reuniões Gerais, compor comissões ou integrar o Conselho Fiscal. Após seis meses como Membro Honorário, também é possível se candidatar ao Conselho Administrativo.

Membros Honorários possuem voz na Assembléia Geral, porém não possuem direito a voto, tendo sua participação caráter consultivo, e não deliberativo. A presença nas Assembleias Gerais é obrigatória (sempre realizadas via online e marcadas com no mínimo 30 dias de antecedência).

Delegados, Conselheiros e Diretores podem acumular o cargo de Membro Honorário e vice-versa, porém os direitos e deveres dos demais cargos se sobrepõem aos direitos e deveres de um Membro Honorário.

Requisitos

Para se candidatar a Membro Honorário ABRQ é preciso:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter acesso a meios de comunicação online (especialmente e-mail, Facebook, WhatsApp e Discord);
  • Ter disponibilidade para participar das reuniões (agendadas com antecedência);
  • Ser capaz de se comunicar em português via oral e por escrito.

Ter experiência com o quadribol, apesar de ser recomendado, não é obrigatório. Pessoas com conhecimentos específicos, como Gestão Esportiva, por exemplo, mesmo que novas no quadribol, são bem vindas.

Procedimento de Candidatura

Os interessados em concorrer a Membro Honorário devem:

  1. Enviar e-mail com o assunto Candidatura Membro Honorário para contato.abrq@gmail.com até as 23h59 do dia 27/11/2017 explicando os motivos para querer ser um Membro Honorário ABRQ e de que forma você poderá contribuir para o desenvolvimento do esporte (importante informar também o link de seu perfil em uma rede social);
  2. Estes e-mails serão compilados e encaminhados aos times no dia 28/11/2017;
  3. Entre os dias 28/11/2017 e 03/12/2017 os times votarão se aprovam ou não cada um dos candidatos (não há limite de vagas);
  4. Os candidatos com aprovação da maioria simples estarão aprovados;
  5. O resultado final será divulgado dia 04/12/2017 via e-mail e pelas nossas mídias sociais.

Dúvidas

Qualquer dúvida basta enviar e-mail para contato.abrq@gmail.com, utilizar o campo de comentários abaixo ou nos contatar pelas mídias sociais.

Copa do Mundo IQA 2018 em Florença, de 27 de Junho a 02 de Julho de 2018

(Texto original publicado em 01 de novembro de 2017 por IQA Staff. Tradução: Equipe ABRQ)

FLORENÇA, 1º de Novembro: A International Quidditch Association (IQA) anunciou hoje que a Cidade de Florença foi escolhida para sediar a Copa do Mundo da IQA, trabalhando em conjunto com a Human Company. Do Reino Unido aos Estados Unidos, da Dinamarca aos Campeões do Mundo de 2016, Austrália, equipes nacionais de todo o mundo viajarão até Florença para competir e serem coroados campeões internacionais do esporte.

The Australian Seeker catches the snitch and wins the tournament - 2016 IQA World Cup - © Ajantha Abey Quidditch Photography
Apanhador australiano logo após capturar o pomo e vencer a Copa do Mundo IQA 2016 – Foto: Ajantha Abey Quidditch Photography

Com 31 nações planejando comparecer ao torneio, Florença espera sediar o maior torneio de quadribol da história, com quinhentos jogadores sendo esperados para competir e jogar. Esta será a copa que sucederá a Copa do Mundo da IQA de Frankfurt em 2016, onde a Austrália derrotou os EUA na final.

Marco Galletti, CEO da Human Company: “Estamos entusiasmados com a decisão da IQA em nos conceder a próxima Copa do Mundo de Quadribol: nós trabalhamos com convicção e determinação na candidatura em nome de nosso Grupo e da Cidade de Florença, por termos certeza de que eventos dessa importância oferecem excelentes oportunidades de desenvolvimento ao nosso território. Nosso parque de férias em Florença será um lar extraordinário para entusiastas deste esporte inspirado no mundo único de Harry Potter.”

Catalonia versus Austria - 2016 IQA World Cup - © Howard Orridge
Catalunha conta Polônia – Copa do Mundo IQA 2016 – Foto: Howard Orridge

Após um processo disputado de candidatura envolvendo EUA, Reino Unido, França, Turquia, Austrália e Bélgica, a Itália foi escolhida como o país mais adequado para a Copa de 2018. Com um local de alta qualidade, grande suporte da Cidade de Florença, e um plano detalhado por parte da Human Company, a IQA irá trabalhar próxima à organização para garantir o sucesso deste torneio internacional.

Como um centro histórico, cultural e artístico, Florença está pronta para receber atletas e participantes, com apoio da Cidade auxiliando a estadia das nações participantes. Coincidindo com a competição, o Departamento de Cultura da Cidade de Florença organizará palestras e eventos paralelos especiais nas principais bibliotecas históricas e em outros locais de interesse cultural pela cidade, para todas as faixas etárias.

Andrea Vanucci, Secretário de Esportes, Cultura popular, Políticas para a juventude e Toponomia da Cidade de Florença: “Um grande evento que irá lançar nossa cidade num mundo fantástico. O esporte mais famoso inspirado pelo mundo mágico de Harry Potter é uma grande ocasião para receber milhares de fãs de quadribol em Florença.”

Andrea Miglietta, Presidente da Associazione Italiana Quidditch: “Estamos empolgados em sediar o maior torneio da IQA já feito. É uma grande oportunidade para melhorar as competências de nossa organização e desenvolver o quadribol em nosso país. Com o grande apoio da Cidade de Florença e da Human Company nós garantimos fazer desta Copa do Mundo de Quadribol da IQA a mais bela experiência de quadribol tanto para jogadores quanto para espectadores.

Italian Squad - 2016 IQA World Cup - © Ajantha Abey Quidditch Photography
Equipe italiana – Copa do Mundo IQA 2016 – Foto: Ajantha Abey Quidditch Photography

O quadribol foi adaptado dos romances de Harry Potter há quase doze anos nos EUA. Ele combina elementos de rugby e dodgeball para criar um esporte rápido, de contato total e multigênero. Provou-se um esporte popular tanto para atletas quanto para entusiastas de Harry Potter, e cresceu enormemente nos últimos anos. Há agora times em cada continente assim como inúmeros países realizando campeonatos anuais interclubes. Para competir, as equipes devem ter um elenco multigênero em campo a todo momento. O esporte visa ser tão inclusivo quanto for possível e visa incentivar mais mulheres no esporte e aumentar a visibilidade sobre gêneros não-binários.

Nicholas Oughtibridhe, Presidente do Conselho da IQA: “Estou muito feliz que a encantadora Cidade de Florença se ofereceu para sediar da Copa do Mundo de Quadribol da IQA 2018 em parceria com a IQA e a Human Company. Florença é uma vanguarda da cultura na Europa, desafiando normas e inspirando um futuro melhor. A cidade é um anfitrião natural para nosso esporte de contato multigênero.”

CONTATO DE IMPRENSA
Tom Ffiske,
Diretor de Relações Públicas,
International Quidditch Association
media@iqasport.org

Campeonato Carioca

Boa noite, pessoal!
Hoje viemos dar uma ótima notícia para vocês. Vai sair a primeira competição estadual de quadribol! O torneio contará com todas as equipes do estado do Rio de Janeiro e ocorrerá no mês de julho deste ano, na Região Metropolitana do estado.
 
Se você tem interesse em jogar, mas ainda não conhece nenhum time, não deixe de se inscrever no nosso banco de dados para facilitar o contato entre os times e novos jogadores!
 
E se você tem uma equipe no RJ e gostaria de participar ou é de outro estado e gostaria de iniciar um projeto semelhante, cadastre seu time!
 
Por final, se você não joga, mas gostaria de contribuir de qualquer outra maneira, faça seu cadastro em nossa Equipe de Apoio.
 
Para mais informações sobre a nova competição acompanhe nossa página e nosso site.
Brooms up!

#ForçaChape

Hoje é um dia triste pro esporte mundial. Não importa que nosso esporte seja diferente, como brasileiros, torcedores e, acima de tudo, esportistas, hoje todos sentimos a perda dos heróis da Chapecoense. Foram embora vidas e sonhos, mas a conquista de vocês até aqui ficará para sempre. Hoje, todos os esportes do Brasil são um só. #ForçaChape #PrayForChapecoense

 

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