Infelizmente a grande maioria do conteúdo sobre o quadribol, incluindo tutoriais, manuais de regras e vídeos ensinando a jogar, são em inglês. Por essa razão estamos trabalhando no desenvolvimento de conteúdo em português e adaptado à realidade brasileira para te ajudar a começar uma equipe em sua cidade. Enquanto isso deixamos aqui um breve compilado de materiais (tanto em português quanto em inglês) que podem ajudar. Você também pode buscar auxílio no grupo Quadribol Brasil no Facebook ou enviando mensagem diretamente pra gente aqui pelo site ou pela nossa página no Facebook.

Manual de Regras:

ABRQ adota o manual de regras oficial da International Quidditch Association vigente entre os anos de 2016 e 2018, o IQA Rulebook 2016-18.

Para acessar o manual oficial em inglês, em sua versão atualizada, acesse o site da IQA.

Para aqueles que preferem a leitura em português brasileiro, a ABRQ juntou uma equipe de voluntários para traduzir o manual original, e disponibiliza a versão para todos que quiserem.

Manual de Regras IQA 16-18 | versão PT-BR (revisão de 03/11/2017)

Enfatizamos que a versão traduzida não é uma versão oficial reconhecida pela IQA, pode conter erros e tem a função única e exclusiva de facilitar o acesso às regras. O manual oficial adotado pela ABRQ em todas as partidas e eventos oficiais chanceladas pela Associação é o IQA Rulebook 2016-18.

Qualquer problema que encontrar com o manual, seja erro de tradução, digitação ou o que seja, fique mais que a vontade para nos avisar. Basta utilizar a página de contato aqui do site e informar a seção e o erro encontrado.

Busque uma equipe próxima a você:

O Brasil já conta com vários times associados à ABRQ. Dê uma olhada na seção de Equipes aqui no site para ver se já não existe uma perto de você.

Conhecendo o esporte:

Fizemos aqui uma lista com alguns vídeos que abordam o básico sobre as regras e mostram como o esporte é jogado:

Começando um novo time:

Juntamos aqui algumas dicas baseadas nas experiências de quem começou um time do zero e que trabalha para fazer seu time (e o esporte) crescer:

  1. É mais fácil com um amigo: Qualquer projeto demanda tempo e esforço, e montar um time do zero não é diferente. No início será difícil e terão momentos em que você vai querer desistir, por isso ter alguém pra te motivar quando você tiver pra baixo e ajudar a dividir os trabalho é fundamental. Procure um amigo ou alguma outra pessoa em sua cidade que esteja disposta a estar do seu lado nessa empreitada.
  2. As pessoas preferem o caminho de menor esforço: Vai ser muito mais fácil achar jogadores para entrarem em um time pronto do que pessoas dispostas a ajudar a montar um time do zero, portanto o ideal é você já ter tudo preparado para realizar jogos antes de começar a recrutar. Monte os aros, arranje as bolas e as vassouras e marque eventos de demonstração do esporte realizando jogos recreativos, sem pensar em competições por enquanto.
  3. Saiba vender seu peixe: Crie uma página com nome e logo do seu time. Existem sites onde você pode contratar um designer profissional para fazer seu escudo por apenas 5 dólares, como o Fiverr. É importante deixar as coisas atraentes e mostrar que o projeto é sério e se dedicar em responder as pessoas na página e manter pastagens frequentes.
  4. Use a Internet a seu favor: Os times no Brasil são, tradicionalmente, times de comunidade, ou seja, não estão ligados a nenhuma escola ou faculdade e normalmente os jogadores se conheceram graças ao quadribol. Use a Internet pra divulgar seu time, criando eventos no Facebook e divulgando em fã-clubes e outros círculos geeks. Busque realizar eventos de divulgação do esporte frequentemente, ensinando as pessoas a jogar e convocado pra entrar no time.
  5. O ser humano é um animal competitivo: Agora que você já tem alguns jogadores em sua equipe, é preciso manter todo mundo motivado. Marque jogos com outros times de cidades próximas. A ideia de enfrentar outra equipe motiva as pessoas a continuarem no time e a se dedicarem nos treinamentos.
  6. Busque apoio da comunidade do quadribol: Se na sua região já existe algum time, peça para treinar junto com eles e aprenda com as experiências que eles acumularam. Procure sempre ter alguém do seu time presente nos eventos oficiais da ABRQ, pois costumam ter sempre workshops e muita troca de experiência, fundamental para aumentar o nível do quadribol de sua equipe.
  7. Transforme seu time numa comunidade: Faça com que seus jogadores se sintam parte de algo e garanta que seus treinos sejam convidativos e agradáveis para que as pessoas sintam prazer em estar lá. Dessa forma você não apenas manterá os jogadores engajados como também atrairá novas pessoas.

Junte-se à ABRQ:

Uma vez que seu time esteja formado ou você tenha entrado numa equipe já existe, ou ainda queira ajudar o esporte como árbitro ou voluntário, não deixe de se registrar à ABRQ através da seção Junte-se a nós aqui no site.

  • Requisitos para registro de equipes: Toda equipe registrada à ABRQ deve possuir (1) nome, (2) logo, (3) página no Facebook, (4) dois responsáveis com mais de 18 anos de idade e (5) ter o registro aprovado pela Diretoria de Expansão e Desenvolvimento (outros requisitos podem ser necessários).
  • Requisitos para registro de jogadores: Todo jogador registrado à ABRQ deve (1) ser residente no Brasil ou ter nacionalidade brasileira e (2) ter o registro aprovado pela Diretoria de Expansão e Desenvolvimento (outros requisitos podem ser necessários).
  • Requisitos para registro de árbitros: Todo árbitro registrado à ABRQ deve (1) ter mais de 18 anos de idade e (2) ter o registro aprovado pela Diretoria de Esporte e Arbitragem (outros requisitos podem ser necessários).
  • Requisitos para registro de voluntários em geral: Todo voluntário registrado à ABRQ deve (1) ter o registro aprovado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (outros requisitos podem ser necessários).

Este foi nossa pequena compilação das dicas e informações necessárias para começar a praticar quadribol. Assim que tivermos um material próprio disponível divulgaremos aqui no site e em nossas redes sociais. Qualquer dúvida não deixe de buscar ajuda na comunidade do grupo Quadribol Brasil no Facebook ou perguntando diretamente pra gente através de nossa página no Facebook ou por mensagem aqui no site.